SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

CONVIDADOS
1.adilsonA

ADILSON ZAMBALDI

Caiçara, pós-graduado em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz (SP), é autor de FIDELIDADE DAS ARARAS (Reformatório, 2021) e TRONCO DE CANOA (Reformatório, 2023). Antes mesmo de chegar ao leitor brasileiro, no final de agosto, “Tronco de Canoa”, um mergulho ficcional e afetivo no universo caiçara de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, recebeu o prêmio especial de Melhor Livro no 21º Salão Internacional de Artes de Madri, na Espanha.

MESA 1 Quinta, dia 12 15h
DIALÓGOS ANCESTRAIS
Puris da Mantiqueira e caiçaras de Ubatuba
Com Aline Rochedo Pachamama e Adilson Zambaldi
Mediação: Roberto Guimarães

2.adriana2

ADRIANA FERREIRA SILVA

Adriana Ferreira Silva é jornalista, escritora, mediadora, curadora e palestrante. Cofundadora da Grená - Agência de Criação, também atua como Head de Conteúdo da Galápagos Newsmaking, colunista do jornal Nexo e escreve sobre literatura para as revistas Quatro Cinco Um e Numéro Brasil. Em 25 anos de carreira, foi correspondente em Paris e participou de coberturas internacionais, com destaque para reportagens durante os ataques ao World Trade Center, em Nova York, em 2001, e os atentados terroristas na França, em 2015. Trabalhou nas redações das revistas Marie Claire, Vogue Brasil e Veja São Paulo; no jornal Folha de S.Paulo e foi colunista da rádio CBN.

MESA 7 Sábado - dia 14 15h
LINGUAGENS DE BRASIS
Imagens e fraturas de um país múltiplo
Com Marilene Felinto e Fred Di Giacomo Rocha
Mediação: Adriana Ferreira Silva

3.alinepachamama

ALINE ROCHEDO PACHAMAMA

Doutora em História Cultural pela UFRRJ e Mestre em História Social pela UFF, utilizando como metodologia a História Oral, é autora de BOACÉ UCHÔ: NARRATIVAS E MEMÓRIAS DO POVO PURI DA SERRA DA MANTIQUEIRA (Edua, 2ª edição, 2023). É idealizadora da Pachamama Editora, formada por mulheres indígenas que, além de publicarem livros, promovem ações em prol da valorização e preservação de línguas dos Povos Originários, bem como da divulgação de suas culturas a partir da História Oral e Memória, principalmente de mulheres e anciãs. No Instituto Pachamama, Aline estimula o aprendizado da floresta e a reparação territorial do Povo Puri da Mantiqueira.

MESA 1 Quinta - dia 12 15h
DIALÓGOS ANCESTRAIS
Puris da Mantiqueira e caiçaras de Ubatuba
Com Aline Rochedo Pachamama e Adilson Zambaldi
Mediação: Roberto Guimarães

4.brunopaesmanso

BRUNO PAES MANSO

Bruno Paes Manso é jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, autor de A REPÚBLICA DAS MILÍCIAS (Todavia, 2020), retrato de um país corrompido e violento, que venceu o Prêmio Jabuti e impactou dezenas de milhares de leitores (e centenas de milhares de ouvintes com o podcast da Globoplay) @globoplay). Em A FÉ E O FUZIL (Todavia, 2023), que terá o segundo evento de lançamento na FLIMA, a lente está posta na relação da criminalidade com o crescimento das igrejas evangélicas nas últimas décadas. Escreveu também, em coautoria com Camilla Dias, A GUERRA: A ASCENSÃO DO PCC E O MUNDO DO CRIME NO BRASIL (Todavia, 2018).

MESA 8 Sábado - dia 14 17h
PARA ALÉM DO CRIME
Fato e ficção no Brasil do século 21
Com Bruno Paes Manso e Luiz Eduardo Soares
Mediação: Marcella Franco

5.camilla

CAMILLA DIAS

Camilla Dias é assistente social, educadora social, mediadora de leitura, pós-graduada em Docência em Literatura e Humanidades e produtora de conteúdo independente no perfil @camillaeseuslivros desde 2015. Participou do júri do Prêmio São Paulo de Literatura (2018), da curadoria para o projeto do Itaú Cultural “Leia para uma criança” (2019), do júri do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa (2022) e do Prêmio Jabuti (2022). Atualmente é co-criadora, curadora e mediadora nos clubes de leitura: “Leituras Decoloniais” e “Lendo escritores negro-brasileiros”.

MESA 2 Quinta - dia 12 17h
CRÔNICAS DE UMA OBSERVADORA-VIVENTE
O Brasil pelo olhar de Ruth Guimarães
Com Júnia Botelho e Joaquim Maria Botelho
Mediação: Camilla Dias

MESA 4 Sexta - dia 13 15h
LITERATURA PARA TODOS
A arte da falar sobre livros nas redes sociais
Com Camilla Dias e Rodrigo Casarin
Mediação: Lino Bocchini

6.fernandovilela

FERNANDO VILELA

Fernando Vilela nasceu em São Paulo, onde vive e trabalha. Além de escritor e ilustrador de livros, é artista visual, designer, pesquisador e professor de arte e de livros ilustrados. Atua no Bináh Espaço de Arte (@ateliebinah). Ilustrou mais de 90 livros, dos quais 20 são de sua autoria; o primeiro, LAMPIÃO & LANCELOTE (Pequena Zahar), recebeu em 2007 a Menção Honrosa na categoria Novos Horizontes, na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, e três prêmios Jabuti. Seus livros foram traduzidos em 11 países. Em parceria com Stela Barbieri, publicou SIMBÁ, O MARUJO (SESI, 2012) — prêmio Jabuti em 2013 — e ABOBORELA (Pulo do Gato, 2018), entre outros livros. Estreou sua parceria com Michel Gorski com A MENINA DA PLACA (Lafonte, 2012). Realizou exposições de arte e ilustração no Brasil e no exterior. Possui obras em coleções como a do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York, e a da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

MESA 11 Domingo 15 15h
IDEIAS PARA MUDAR O MUNDO: A VISÃO DAS CRIANÇAS
Com crianças de Santo Antônio do Pinhal
Mediação: Fernando Vilela e Michel Gorski
--- HOMENAGEM A AILTON KRENAK ---

7.fredOK

FRED DI GIACOMO ROCHA

Nascido em Penápolis, extremo oeste paulista, Fred Di Giacomo Rocha é escritor e jornalista, autor dos romances DESAMPARO, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2019, e GAMBÉ (Companhia das Letras, 2023), lançado em setembro. Doutorando em literatura e cultura na Freie Universität (Berlim), foi colunista do UOL, roteirista da Rede Globo e redator-chefe na Editora Abril. Também organizou a antologia GERAÇÃO 2010: O SERTÃO É O MUNDO (Reformatório, 2021) e, com a Énois, o livro "PRATO FIRMEZA: GUIA GASTRONÔMICO DAS QUEBRADAS DE SP", finalista do Prêmio Jabuti 2017.

MESA 7 Sábado - dia 14 15h
LINGUAGENS DE BRASIS
Imagens e fraturas de um país múltiplo
Com Marilene Felinto e Fred Di Giacomo Rocha
Mediação: Adriana Ferreira Silva

8.helenamachado

HELENA MACHADO

Helena Machado é escritora, roteirista, dramaturga e atriz, pós-graduada no curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz. MEMÓRIA DE NINGUÉM (Nós, 2022), seu romance de estreia, venceu o Prêmio Toca e teve o primeiro capítulo publicado na Revista Granta.

MESA 3 Sexta - dia 13 11h30
MULHERES DIVERSAMENTE POTENTES
Estratégias narrativas no romance contemporâneo
Com Helena Machado, Lilia Guerra e Vanessa Passos
Mediação: Maria Carolina

9.joaquimmariabotelho

JOAQUIM MARIA BOTELHO

Jornalista, tradutor e professor. Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, presidiu a UBE – União Brasileira de Escritores entre 2010 e 2015. Publicou diversos livros, sendo os mais recentes a coletânea de contos LÁ DENTRO (2019) HISTÓRIAS DA CASA VELHA: BIOGRAFIA E LEGADO DE RUTH GUIMARÃES (2022). É vice-presidente do IEV – Instituto de Estudos Valeparaibanos e secretário-geral do Instituto Ruth Guimarães.

MESA 2 Quinta - dia 12 17h
CRÔNICAS DE UMA OBSERVADORA-VIVENTE
O Brasil pelo olhar de Ruth Guimarães
Com Júnia Botelho e Joaquim Maria Botelho
Mediação: Camilla Dias

9.jocareinerterron

JOCA REINERS TERRON

Joca Reiners Terron nasceu em Cuiabá, em 1968. Publicou, entre outros, DO FUNDO DO POÇO SE VÊ A LUA (Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, 2010), NOITE DENTRO DA NOITE (2017), A MORTE E O METEORO (2019) e O RISO DOS RATOS (2021). Seu mais recente romance ONDE PASTAM OS MINOTAUROS (Todavia, 2023) foi lançado em julho. Atualmente vive em São Paulo.

MESA 6 Sexta - dia 13 19h30
PARA ALÉM DO REALISMO
Sonho e pesadelo na literatura não-realista
Com Joca Reiners Terron e Karin Hueck
Mediação: Vanessa Passos

11.jorgepereira

JORGE PEREIRA

Jorge Pereira é bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Genética pela mesma universidade e Especialista em Adaptações Literárias para o Cinema Brasileiro pelo Instituto Moreira Salles. Finalista do Prêmio Jovens Talentos 2023 do PublishNews, é editor-chefe da Philos – Revista de Literatura da União Latina e curador da Casa Philos e revisor técnico do International Journal of Genetics and Molecular Biology. Publicou artigos em revistas do grupo Nature, como a Frontiers in Microbiology e Scientific Reports; Genetic and Molecular Biology, Planta Medica e Molecular Biology Report.

MESA 10 Domingo - dia 15 12h
ALIANÇAS DE CORPOS VULNERÁVEIS: NA MARGEM DO QUE SE LÊ
Com Manuela Navas, Jorge Pereira e Pam Araújo

12.julianfuks

JULIÁN FUKS

Escritor e crítico literário, Julián Fuks é autor de A OCUPAÇÃO (2019) e A RESISTÊNCIA (2015), ganhador dos prêmios Jabuti, Oceanos, Saramago e Anna Seghers. Colunista do portal UOL, publicou o livro de crônicas LEMBREMOS DO FUTURO (2022), que está entre os semifinalistas, na categoria prosa, do Prêmio Oceanos 2023. Em 2012, Julián foi eleito pela revista Granta um dos vinte melhores jovens escritores brasileiros. Obras suas já foram traduzidas para onze línguas e publicadas em diversos países. No Brasil, seus livros são editados pela Companhia das Letras.

MESA 9 Sábado - dia 14 19h
AUTOFICÇÃO E ALTERIDADE
Narrativas que dialogam com a memória coletiva
Com Natalia Timerman e Julián Fuks
Mediação: Tiago Feijó

13.juniabotelho

JÚNIA BOTELHO

Formada pela USP em Letras (francês, português e italiano), tem especialização em tradução e mestrado na Sorbonne/Paris com ênfase no estudo da semiótica, linguística e semântica das línguas portuguesa e francesa. Tradutora juramentada do idioma francês, é professora de francês e de português para brasileiros e estrangeiros. Foi Secretária de Cultura de Cachoeira Paulista e atualmente é diretora executiva do Instituto Ruth Guimarães.

MESA 2 Quinta - dia 12 17h
CRÔNICAS DE UMA OBSERVADORA-VIVENTE
O Brasil pelo olhar de Ruth Guimarães
Com Júnia Botelho e Joaquim Maria Botelho
Mediação: Camilla Dias

14.karinhuek

KARIN HUECK

Karin Hueck nasceu em 1985, em São Paulo. Publicou livros infantis e de não ficção, entre eles O LADO SOMBRIO DOS CONTOS DE FADAS (HarperCollins, 2023). Entre 2018 e 2019, foi pesquisadora convidada de política e gênero na Universidade Livre de Berlim. A SEGUNDA MÃE (Todavia) é seu primeiro romance e será lançado na FLIMA.

MESA 6 Sexta - dia 13 19h30
PARA ALÉM DO REALISMO
Sonho e pesadelo na literatura não-realista
Com Joca Reiners Terron e Karin Hueck
Mediação: Vanessa Passos

15.liliaguerra

LILIA GUERRA

Lilia Guerra nasceu em São Paulo em 1976 e trabalha como auxiliar de enfermagem. O recém-publicado romance O CÉU PARA OS BASTARDOS marca sua estreia na Todavia. É autora de PERIFOBIA (contos, 2018), RUA DO LARGUINHO (romance, 2021) e AMOR AVENIDA (romance, 2014), entre outros livros.

MESA 3 Sexta - dia 13 11h30
MULHERES DIVERSAMENTE POTENTES
Estratégias narrativas no romance contemporâneo
Com Helena Machado, Lilia Guerra e Vanessa Passos
Mediação: Maria Carolina

16.linobocchini

LINO BOCCHINI

Lino Bocchini cresceu entre os corredores da Livraria da Vila, fundada por seu pai, que se tornaria um icônico ponto de encontro da intelectualidade paulistana. Jornalista com passagens pela Abril, Grupo Folha, Trip e CartaCapital, após deixar as redações migrou para a política e trabalhou em diversas campanhas eleitorais no Brasil e América Latina. Atualmente é Diretor de Comunicação e Marketing da FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

MESA 4 Sexta - dia 13 15h
LITERATURA PARA TODOS
A arte da falar sobre livros nas redes sociais
Com Camilla Dias e Rodrigo Casarin
Mediação: Lino Bocchini

17.luiseduadosoares

LUIZ EDUARDO SOARES

Cientista político, antropólogo e ex-secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares é autor ou coautor de diversos livros de não ficção, incluindo ELITE DA TROPA (Objetiva, 2006) e ELITE DA TROPA 2 (Nova Fronteira, 2010), que deram origem aos filmes “Tropa de Elite 1 e 2”, estrondosos (e polêmicos) sucessos do cinema brasileiro. Seu livro mais recente é o romance ENQUANTO ANOITECE (Todavia, 2023). Pela mesma editora, publicou ainda O BRASIL E SEU DUPLO (Todavia, 2019), sobre os extremismos que marcam a atual política do país.

MESA 8 Sábado - dia 14 17h
PARA ALÉM DO CRIME
Fato e ficção no Brasil do século 21
Com Bruno Paes Manso e Luiz Eduardo Soares
Mediação: Marcella Franco

18.manuelanavas

MANUELA NAVAS

Manuela Navas é artista independente, mãe e estudante de artes visuais. Radicada em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, trabalha com técnicas de pintura, fotografia e xilogravura, cujas temáticas principais são os corpos negros, o feminino e o maternar, seja em retratos ou cenas cotidianas, sendo os indivíduos afrodiaspóricos, a existência como mulher e a reflexão nos entornos da maternidade, a base do seu trabalho, a partir de um olhar decolonial e afetivo. A artista busca a reflexão sobre a realidade que rodeia o povo brasileiro como um exercício de pensar a própria existência, pensando do material para o metafísico, permeando assim as singularidades dentre o viver coletivo como mãe negra.

MESA 10 Domingo - dia 15 12h
ALIANÇAS DE CORPOS VULNERÁVEIS: NA MARGEM DO QUE SE LÊ
Com Manuela Navas, Jorge Pereira e Pam Araújo

19.marcella

MARCELLA FRANCO

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em redações, em São Paulo e no Rio de Janeiro, está na Folha de S. Paulo desde 2016, atualmente como editora da Folhinha e do Folhateen, canais voltados aos públicos infantil e jovem. Especialista em literatura para o público infantojuvenil, cursa Bacharelado em Letras e é professora no Curso de Escrita Criativa Marcella Franco, onde compartilha com seus alunos técnicas para um texto melhor e mais fluido.

MESA 8 Sábado - dia 14 17h
PARA ALÉM DO CRIME
Fato e ficção no Brasil do século 21
Com Bruno Paes Manso e Luiz Eduardo Soares
Mediação: Marcella Franco

20.marceloleite

MARCELO LEITE

Um dos principais jornalistas científicos do Brasil, Marcelo Leite é colunista de Ciência e Ambiente na Folha de S. Paulo, onde foi também editor de Ciência, de Opinião e de Internacional, além de Ombudsman (1994 a 1996) e correspondente em Berlim (1990). Escreve editoriais para o jornal e também no blog Virada Psicodélica. Publicado em 2021, seu livro PSICONAUTAS – VIAGENS COM A CIÊNCIA PSICODÉLICA BRASILEIRA – que tem prefácio de Sidarta Ribeiro –, combina relato pessoal, rigor científico e clareza jornalística, atingiu também o leitor não especializado, contribuindo para pautar o debate público sobre o uso de psicodélicos na Medicina, em especial na psiquiatria.

MESA 5 Sexta - dia 13 17h
ORÁCULOS ANCESTRAIS
Sonhos, psicodélicos e (cosmo)visões
Com Sidarta Ribeiro e Marcelo Leite
Mediação: Maria Carolina

22.mariacarolina

MARIA CAROLINA

Maria Carolina é mulher negra, professora, escritora. Atualmente cursa o doutorado na EACH-USP, no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. Apaixonada pela palavra, é idealizadora do @encruzilinhas, um projeto de leitura e debate de textos sobre negritude, gênero, feminismos e militância. É mãe do TumTum, filha de Figênia e Brogio, neta de Zelia e amiga de muitas, mas, primeiramente, do G7.

MESA 3 Sexta - dia 13 11h30
MULHERES DIVERSAMENTE POTENTES
Estratégias narrativas no romance contemporâneo
Com Helena Machado, Lilia Guerra e Vanessa Passos
Mediação: Maria Carolina

MESA 5 Sexta - dia 13 17h
ORÁCULOS ANCESTRAIS
Sonhos, psicodélicos e (cosmo)visões
Com Sidarta Ribeiro e Marcelo Leite
Mediação: Maria Carolina

23.marilenefelinto

MARILENE FELINTO

Marilene Felinto nasceu em Recife, em 1957, e vive em São Paulo desde menina. É escritora de ficção e tradutora, além de atuar no jornalismo. Foi colunista da Folha de S. Paulo por 15 anos, e da Revista Caros Amigos. Atualmente é colunista da publicação digital Gama Revista. Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP), é autora, entre outras dez publicações, do romance AS MULHERES DE TIJUCOPAPO (1982, 5ª edição Ubu, 2021), traduzido para inglês, francês, holandês e catalão), que lhe rendeu o Jabuti de Autora Revelação e acaba de ser lançado em audiolivro pela editora Supersônica. Seu livro mais recente é a coletânea de contos MULHER FEITA (Fósforo, 2022).

MESA 7 Sábado - dia 14 15h
LINGUAGENS DE BRASIS
Imagens e fraturas de um país múltiplo
Com Marilene Felinto e Fred Di Giacomo Rocha
Mediação: Adriana Ferreira Silva

24.michelgorski

MICHEL GORSKI

Michel Gorski nasceu em São Paulo, onde vive e trabalha. Atua como arquiteto e escritor e é coeditor, com Abílio Guerra, desde 2007, do site www.arquiteturismo.com.br. Sua aventura na escrita começou nos anos 2000 com textos sobre turismo, roteiros a pé por São Paulo e livros de literatura infantojuvenil e adulta, a maioria deles em coautoria, algo raro no Brasil. Com Sílvia Zatz, escreveu e publicou livros para crianças, jovens e adultos – o primeiro deles foi POR UM TRIZ: O ENIGMA DOS GNOMOS PIGMEUS (Rocco, 2011). Sua parceria com Fernando Vilela teve início em 2012, com a publicação de A MENINA DA PLACA (Lafonte).

MESA 11 Domingo 15 15h
IDEIAS PARA MUDAR O MUNDO: A VISÃO DAS CRIANÇAS
Com crianças de Santo Antônio do Pinhal
Mediação: Fernando Vilela e Michel Gorski
--- HOMENAGEM A AILTON KRENAK ---

25.nataliatimerman

NATALIA TIMERMAN

Natalia Timerman nasceu em 1981, em São Paulo. É médica psiquiatra pela Unifesp, mestre em psicologia e doutoranda em literatura pela USP. Publicou DESTERROS: HISTÓRIAS DE UM HOSPITAL-PRISÃO (Elefante, 2017) e a coletânea de contos RACHADURAS (Quelônio, 2019), finalista do prêmio Jabuti. Estreou na Todavia com COPO VAZIO (2021), romance que levou o termo “ghosting” para as rodas literárias e mesas de bar. AS PEQUENAS CHANCES (2023), seu segundo romance pela editora, foi lançado em agosto.

MESA 9 Sábado - dia 14 19h
AUTOFICÇÃO E ALTERIDADE
Narrativas que dialogam com a memória coletiva
Com Natalia Timerman e Julián Fuks
Mediação: Tiago Feijó

26.pamaraujo

PAM ARAUJO

pam araujo é escritora, mãe do isaac, produtora cultural. idealizadora da Jornada Latines, festival literário poético para mulheres e pessoas trans latinas, organizadora da slam das minas sp, batalha de poesia com recorte de gênero, também faz parte dos poetas ambulantes coletivo que se apresenta e distribui poesia nos transportes públicos de sp. é sócia na baderna e autora dos livros de poesia “buraco” (baderna literária, 2017), “hídrica, palavra em estado de mergulho' (casa philos, 2021) e co-organiza a antologia bilíngue “a língua quando poema - La lengua cuando poema” (baderna literária, 2022). escreve minúsculo + em @apamaraujo.

MESA 10 Domingo - dia 15 12h
ALIANÇAS DE CORPOS VULNERÁVEIS: NA MARGEM DO QUE SE LÊ
Com Manuela Navas, Jorge Pereira e Pam Araújo

27.RobertoGuimaraes

ROBERTO GUIMARÃES

Jornalista, com mestrado em Letras pela USP e especialização em “publishing” pela Fundação Getúlio Vargas e Câmara Brasileira do Livro, atua na área cultural e editorial há mais de 25 anos. É editor, autor, curador e produtor cultural. Paulistano, mudou para Santo Antônio do Pinhal em 2015, onde idealizou e realiza a FLIMA.

MESA 1 Quinta - dia 12 15h
DIALÓGOS ANCESTRAIS
Puris da Mantiqueira e caiçaras de Ubatuba
Com Aline Rochedo Pachamama e Adilson Zambaldi
Mediação: Roberto Guimarães

28.rodrigocasarin

RODRIGO CASARIN

Rodrigo Casarin é jornalista, especialista em Jornalismo Literário e colunista de livros do UOL, onde edita a Página Cinco, mesmo nome de sua newsletter e do podcast sobre literatura que apresenta. Desde 2018 integra o júri do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. Em 2022 foi membro do Conselho Curador do Prêmio Jabuti, do qual foi jurado nos anos de 2019 e 2020. É autor de A BIBLIOTECA NO FIM DO TÚNEL: UM LEITOR EM SEU TEMPO (Arquipélago, 2023).

MESA 4 Sexta - dia 13 15h
LITERATURA PARA TODOS
A arte da falar sobre livros nas redes sociais
Com Camilla Dias e Rodrigo Casarin
Mediação: Lino Bocchini

21.sidarta

SIDARTA RIBEIRO

Talvez a principal referência no estudo do sono e do sonho no Brasil, Sidarta é neurocientista de carreira internacional, biólogo e está à frente do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Contramestre de capoeira e ávido buscador de tradições indígenas e afro-brasileiras, em seu trabalho ele destaca a importância dos saberes populares e da ancestralidade para fazer do mundo um lugar melhor. É autor de LIMIAR: CIÊNCIA E VIDA CONTEMPORÂNEA (2016), O ORÁCULO DA NOITE: A HISTÓRIA E A CIÊNCIA DO SONHO (2019) e SONHO MANIFESTO (2022), livros que conquistam corações e mentes dos leitores pela linguagem acessível e encantantória, sem abrir mão do rigor científico.

MESA 5 Sexta - dia 13 17h
ORÁCULOS ANCESTRAIS
Sonhos, psicodélicos e (cosmo)visões
Com Sidarta Ribeiro e Marcelo Leite
Mediação: Maria Carolina

29.tiagofeijo

TIAGO FEIJÓ

Tiago Feijó é professor e escritor. Nasceu em Fortaleza, mas cresceu em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, onde reside. Formado em Letras Clássicas pela Unesp, venceu o Prêmio Ideal Clube de Literatura 2014. É autor dos livros INSOLITUDES (7letras, 2015), DIÁRIO DA CASA ARRUINADA (Penalux, 2017), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, e DOZE DIAS (Penalux, 2022), livro finalista do Prêmio Leya 2021 e vencedor do Prêmio Manuel Teixeira Gomes 2021. Tem textos publicados em diversas antologias, revistas e blogs de literatura.

MESA 9 Sábado - dia 14 19h
AUTOFICÇÃO E ALTERIDADE
Narrativas que dialogam com a memória coletiva
Com Natalia Timerman e Julián Fuks
Mediação: Tiago Feijó

30.vanessapassos

VANESSA PASSOS

Nascida em Fortaleza (CE), Vanessa Passos é escritora, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e PhD em Escrita Criativa (PUCRS), sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. Seu romance de estreia A FILHA PRIMITIVA (José Olympio) foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura (2021), do Prêmio Jacarandá (2022), do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura (2023) e será adaptado para o audiovisual.

MESA 3 Sexta - dia 13 11h30
MULHERES DIVERSAMENTE POTENTES
Estratégias narrativas no romance contemporâneo
Com Helena Machado, Lilia Guerra e Vanessa Passos
Mediação: Maria Carolina

MESA 6 Sexta - dia 13 19h30
PARA ALÉM DO REALISMO
Sonho e pesadelo na literatura não-realista
Com Joca Reiners Terron e Karin Hueck
Mediação: Vanessa Passos

Regua_Logos_AF_1
Regua_Logos_AF_2

Inscreva-se no nosso canal no Youtube

youtube.com/flimaonline

Flima_2022_HomeBot
Flima_2021_HomeBot

FLIMA - Festa Literária Internacional da Mantiqueira © 2023