banner1A

20 ATIVIDADES LITERÁRIAS

semanais online abertas e gratuitas
para crianças de todas as idades

toys_scrolldown

Domingos, às 10h

No canal da FLIMA
YouTube/flimaonline

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, em parceria com o Instituto Emília, desenvolveu um Programa Educativo na área de leitura especialmente para professores de educação infantil e profissionais da educação e da cultura que atuam na Serra da Mantiqueira.

butterfly
progEduca8
progEduca7

27/04, quarta, às 18h30

PRESENCIAL + ONLINE

“A leitura literária como direito desde a educação infantil”
A ficção faz parte de nossas vidas. Trata-se de uma necessidade: não passamos um dia sequer sem algum tipo de contato com o mundo ficcional. E se é uma necessidade humana, é também um direito de todos, desde cedo. Para garantir esse direito, escolas e bibliotecas devem oferecer práticas consistentes de leitura, com mediação cuidadosa. Como fazer isso?

  SOBRE O PROGRAMA

Encontros presenciais e online (no formato de lives), realizados pela equipe de especialistas do Instituto Emília, para profissionais da educação (segmento da educação infantil) e cultura (bibliotecas e centros culturais) com foco na formação de leitores e no direito à leitura literária. As palestras serão seguidas de interação com o público por meio de perguntas. Todos os encontros (presenciais e online) poderão ser acompanhados ao vivo.

progEducativo3

A QUEM SE DESTINA

Equipes técnicas das Secretarias de Educação dos municípios da Serra da Mantiqueira, gestores escolares da educação infantil (diretores, coordenadores gerais e coordenadores pedagógicos), professores de educação infantil de crianças de 3 a 5 anos, bibliotecários e agentes de centros culturais.

OS ENCONTROS

A primeira trilha é composta por cinco encontros. Dois eventos serão presenciais, em Santo Antônio do Pinhal, com transmissão online: palestra de abertura e boas-vindas aos participantes, em 27 de abril, e duas mesas redondas durante a 5ª edição da FLIMA, em agosto, como encerramento das atividades. Uma das mesas contará com profissionais especialistas da área, outra reunirá profissionais
locais que relatarão suas práticas.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Durante toda a formação, os participantes poderão esclarecer dúvidas com a equipe responsável pelo programa e trocar experiências com seus pares por meio de um grupo de WhatsApp criado especialmente com essa finalidade. Essa ferramenta permitirá ampliar a discussão e fornecer subsídios para
a evolução do programa.

OBJETIVO

Contribuir para ampliar as reflexões sobre o tema entre educadores das redes e a comunidade escolar dos municípios de Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão, Gonçalves, Monteiro Lobato, Paraisópolis, São Bento do Sapucaí e Sapucaí-Mirim.

•  PROGRAMAÇÃO •

29/05, às 10h

ATIVIDADE 7
O LIVRO PARA ESCUTAR NOSSA MESMA OUTRA LÍNGUA
Roda de conversa com Angelo Abu (escritor e ilustrador)
Não é necessário fazer inscrição prévia.

Angelo Abu convida para uma conversa sobre o processo de criação do livro À sombra da mangueira, resultado de oficinas de ilustração que deu para crianças de Maputo, capital de Moçambique. A diversidade da língua portuguesa acabou se tornando o tema central, e o formato “livro para escutar”, a melhor mídia para contar aquela história.

22/05, às 10h

ATIVIDADE 6
LIVROS À MÃO
Oficina com Cia. Mafagafos (Florianópolis – SC)
Não é necessário fazer inscrição prévia.

Explorando a materialidade do livro para bebês e crianças pequenas, a oficina propõe a confecção de livros com os pequenos, de maneira criativa e divertida. Vamos abrir e fechar o livro como quem abre e fecha os olhos, descobrindo diferentes possibilidades de interação com este objeto.

Material: Papel A4, régua, cola, canetas, lápis, material para colorir (tesoura ou estilete - opcional)

15/05, às 10h

ATIVIDADE 5
DESAFORO NA PONTA DA LÍNGUA
Oficina com Raquel Matsushita (designer gráfico, ilustradora e escritora)
Não é necessário fazer inscrição prévia.

Leitura do livro Desaforismos, seguida de conversa sobre a construção de sua escrita e criação das imagens, incluindo a apresentação dos materiais utilizados. Ao final, as crianças e suas famílias serão convidadas a desenhar com matrizes inusitadas de carimbo.

Material: almofada de carimbo, objetos do dia a dia que possam servir de matriz (exemplos: folha de árvore, pétala de flor, papel toalha, papel bolha, tampa de remédio, casca de banana) e papel para desenhar.

08/05, às 10h

ATIVIDADE 4
TRAÇA TRAÇO: O DESENHO MUITO ALÉM DA IMAGINAÇÃO
Oficina com João Marcos (desenhista, roteirista e autor) 
Não é necessário fazer inscrição prévia.

A oficina vai abordar as características e possibilidades expressivas a partir do desenho de cartum, onde a criança encontra subsídios para a construção de sua expressão pessoal.

Material:
folhas de papel A4 (cerca de 10 folhas por participante), lápis B, borracha e lápis de cor.

24/04, às 10h

ATIVIDADE 3
MEU LIVRO NA PONTA DOS DEDOS
Oficina com Júlia Azeredo
Não é necessário fazer inscrição prévia.

Aa artista e educadora Júlia Azeredo conduz oficina com experimentações sensoriais com tintas naturais e elementos da natureza para a confecção de um pequeno livro. No virar de cada página, um convite à experiência criativa com bebês e crianças pequenas.

Materiais sugeridos: pó de café, açafrão, papel A4 branco, água, potes, colher, cola branca, pedras, folhas.

17/04, às 10h

ATIVIDADE 2
LER COM O BEBÊ: UMA EXPERIÊNCIA DE ESCUTA E PRESENÇA
Roda de conversa com Daniela Padilha
Não é necessário fazer inscrição prévia.

Os bebês entendem o que lemos para eles? Quando iniciar a leitura? Como escolher um livro? A editora Daniela Padilha convida as famílias a apresentarem suas perguntas e a conversarem sobre os livros e as histórias na primeiríssima infância.

10/04, às 10h

ATIVIDADE 1
AS MUITAS HISTÓRIAS DE UM LIVRO

Oficina com Marilda Castanha
Não é necessário fazer inscrição prévia.

A escritora e ilustradora Marilda Castanha convida as crianças e suas famílias a conhecerem as etapas de produção de um livro e a criarem juntas suas próprias histórias.

Materiais sugeridos: papel A4, lápis de cor, canetinha, giz de cera, tinta guache e os materiais de desenho preferidos de cada família.

INSCREVA-SE NO NOSSO
CANAL NO YOUTUBE

ACIONE OS LEMBRETES DAS MESAS QUE VOCÊ QUER ASSISTIR

CINCO ANOS DE FLIMINHA

Desde 2018, o programa educativo da FLIMA, por meio da Fliminha e do núcleo FlimAmbiental, dedicado a atividades que combinam literatura, arte e educação ambiental, promoveu dezenas de atividades presenciais e online abertas e gratuitas – como oficinas para crianças e famílias, contação de histórias, performances musicais e poéticas, encontros com autores e ilustradores, mesas de debates e vivências na natureza – com a participação de cerca de 8.000 crianças, familiares e educadores.

banner_petrobras
footer1b
footer2b