DESLOCAMENTOS

PERTENCIMENTOS

FLIMA 2025 celebra Milton Hatoum e aposta em diversidade de vozes

Evento ocorre entre os dias 15 e 18 de maio em Santo Antônio do Pinhal (SP), com mais de 60 atividades literárias e artísticas gratuitas para todas as idades; shows musicais e Feira de Livros com programação paralela estão entre as novidades desta edição

Com o tema “Deslocamentos e Pertencimentos” e homenagem a Milton Hatoum, a Festa Literária da Mantiqueira (FLIMA) chega a sua 7ª edição com uma curadoria que preza pela diversidade de vozes e aposta em nomes como Jamil Chade, Tati Bernardi,  Kaká Werá e Luciany Aparecida.

O destaque são as 11 mesas literárias no Auditório – que tratam de assuntos como migração, emergência climática, feminismo, religiosidade e identidade – e as atrações musicais, que incluem o alaudista sírio refugiado no Brasil Rajana Olba e a cantora e compositora potiguar Juliana Linhares, com seu show Nordeste Ficção.

Com uma curadoria comprometida com a pluralidade de vozes e a transversalidade dos temas, o festival aposta em encontros potentes entre literatura, realidade e sensibilidade, promovendo diálogos necessários sobre o mundo contemporâneo e suas encruzilhadas.

Mesas literárias

A abertura oficial ocorre no dia 15 de abril, às 19h, com o recital “Retrato sonoro de um certo Oriente”, do alaudista sírio Rajana Olba, seguido da mesa “Distopia americana: Trump e a nova (des)ordem mundial”, com o jornalista internacional Jamil Chade.

Na sexta-feira (16 de abril), os debates começam com a mesa “Ciência encantada: nos caminhos de Jurema”, reunindo o jornalista e escritor Marcelo Leite, que lança, em primeira mão, o livro “A ciência encantada de Jurema” (editora Fósforo). A mesa é acompanhada também da liderança indígena Chirley Pankará e mediada pela pesquisadora Carolina Rocha. A seguir, nomes como Edimilson de Almeida Pereira, Kaka Werá, Ana Rüsche e Prisca Agustoni conduzem reflexões sobre território, poética e os limites da palavra diante da crise climática.

O sábado (17 de abril) é marcado por conversas sobre espiritualidade, deslocamentos forçados e fronteiras literárias. Além da aguardada mesa “Manaus é um mundo”, que homenageia o escritor Milton Hatoum, o público poderá acompanhar diálogos com nomes como Marie Ange Bordas, Edyr Augusto e Morgana Kretzmann.

Encerrando a programação no domingo, o destaque vai para as mesas “A culpa é do feminismo?”, com Milly Lacombe e Bianca Santana, e “De boba ela não tem nada”, com a escritora e roteirista Tati Bernardi, que lança o livro A boba da corte (editora Fósforo).

Shows

Novidade da edição deste ano, as atrações musicais também refletem a pluralidade de vozes proposta pela curadoria. Do alaudista sírio Rajana Olba à lenda do forró, Zé Pitoco, passando pela cantora e compositora potiguar Juliana Linhares e pela banda Quimbará, formada por filhos de cubanos radicados no Brasil, os shows gratuitos prometem colocar os visitantes para dançar e se divertir nas agradáveis noites de Outono na serra.

Confira a programação!

Inscreva-se no nosso canal no Youtube

youtube.com/flimaonline

Inscreva-se na nossa newsletter

FLIMA2025_ReguaLogos_Aprovada_2_SLICE_Desktop
FLIMA2025_ReguaLogos_Aprovada_2_SLICE_Mobile

FLIMA - Festa Literária da Mantiqueira © desde 2018